terça-feira, 4 de junho de 2013

PROVA DE FOGO 2


Boa Noite a todos!
Em especial a todos o guerreiros que estão juntos nessa linda caminhada! Está inspirador ver as ações que estão sendo planejadas pelos companheiros. Repito a história do quebra-cabeça, todos fazemos parte dessa ação coletiva e cada um tem seu valor dentro dela.

Bom, nessa parte da prova de fogo, vou explicar o que será minha ação, como vou realizar, porque escolhi isso e os benefícios que vão trazer.
Trata-se principalmente de sensibilizar e informar os moradores a importância da separação do lixo orgânico  e o lixo reciclável.
Primeiramente vou passar um pouco das informações que consegui através do site da prefeitura de Porto Alegre e da DMLU(departamento municipal de limpeza urbana) . Algumas informações foram muito surpresa para mim, aprendi muito com essa pesquisa.

'' De acordo com a ONU, Porto Alegre é a metrópole com a melhor qualidade de vida do país, com rede de água para 99% da população, rede de esgoto para 82% e coleta de resíduos sólidos domiciliares, responsabilidade do DMLU, atendendo a 100% dos moradores. A política de gerenciamento dos resíduos da Administração Municipal projeta a cidade como uma referência, liderando o Grupo de Trabalho de Gestão Integrada e Sustentável dos Resíduos Sólidos em Cidades da América Latina e Caribe do Programa de Gestão Urbana da ONU. Proteção ao meio ambiente e apoio a segmentos sociais excluídos são as diretrizes dessa política na Capital gaúcha. Os objetivos do DMLU são a redução, o reaproveitamento e a reciclagem, como caminho para o desenvolvimento.''  Trecho tirado do site da prefeitura de Porto alegre.

Não sei até que ponto essa informação e verdadeira e atual. Mas se a cidade tem todo esse potencial acho que esta faltando um pouco de informação aos moradores, e também acho que vontade de querer fazer e buscar como deve ser feito corretamente.

De acordo um uma entrevista que escutei com Adelino Lopes que trabalha na DMLU em uma rádio aqui de Porto Alegre, (Link da entrevista) a prefeitura gasta muito dinheiro com o descarte irregular de lixo na cidade, pois o lixo é colocado em lugares errados e de forma errada e em dias que não tem coleta e isso tudo gera um custo alto que poderia ser evitado.Outro problema é a forma como é descartado o lixo reciclável, muitas vezes misturado com lixo orgânico, com isso grande parte do que poderia se reciclada não se pode mais.

Para quem não sabe, Porto Alegre possui contêineres para coleta do lixo orgânico, onde vem um caminhão especial que recolhe esse lixo, a quantidade de vezes na semana varia de bairro para bairro dependendo da quantidade de produção de lixo.
A coleta seletiva do lixo reciclável acontece em média duas vezes na semana, e somente no centro acontece três vezes por semana. No site da prefeitura tem todas as informações com os dias e horários de cada bairro.

Contêineres para coleta de lixo orgânico

O que vejo acontecer muito é que as pessoas jogam qualquer tipo de lixo ali onde deveria ser apenas o lixo orgânico, ou seja o que poderia ser reciclado não pode ser mais. Outro problema é que os catadores entram dentro dos contêineres para procurar materiais que interessam para eles e acabam revirando o lixo todo. Se as pessoas descartassem ali apenas o lixo correto isso não iria acontecer, pois eles iriam saber que ali só teria lixo orgânico.

Então é nesse ponto que entra a ação que vou realizar, é informar e sensibilizar os moradores para a importância do descarte correto do lixo. E a importância do seu papel como cidadão e pensar que as coisas não acabam depois que jogamos no lixo.

O que pretendo fazer é criar um panfleto onde vou colocar informações importantes como:

-Dados interessantes que sensibilize as pessoas a participar e fazer a sua parte no processo.
-As datas da coleta seletiva do meu bairro
-O que pode ser considerado lixo orgânico e o que é lixo reciclável
-O não é considerado lixo especial e informar o link do site da prefeitura onde tem os endereços dos pontos onde pode ser descartado cada tipo de lixo.
-Informar a existência de postos de entrega voluntária (PEV) que estão distribuídos em diversos pontos da cidade, onde podemos entregar o lixo reciclável. É uma alternativa para incentivar a separação do lixo sem que seja necessário aguardar o dia da coleta seletiva.
-Endereços e telefones importantes onde se pode buscar melhor as infromações.

Basicamente seria isso que vou escrever nesses panfletos e que vou distribuir nas caixas de correiro e entregar para porteiros e comerciantes da minha rua e das ruas próximas.

A idéia também e disponibilizar esse panfleto para quem queria distribuir na sua região e apenas alterar a data da coleta seletiva de acordo com o bairro.
Ainda não terminei de montar ele, mas vou postar aqui para quem se interessar.
Estou querendo fazer um adesivo para colar nos contêineres também, mas não sei se vai dar tempo, mas pretendo fazer depois para continuar essa ação, pois acredito que vai ser bem positiva para toda a ''comum-unidade''.


Cremos que um futuro melhor seja o resultado de um presente mais responsável!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário