segunda-feira, 10 de junho de 2013

NHANDEREKÓ



Estamos na quinta tarefa dessa linda caminhada, e nessa tarefa temos que relembrar e sentir todas a sensações que tivemos a oportunidade de vivenciar durante o processo e analisar novamente aquelas frases do começo do jogo, só que agora com olhos e coração cheio de novas experiencias e aprendizados.

Pesquisei na internet o seria NHANDEREKÓ e achei no blog do Kaká Werá o significado dessa linda palavra:

''Nhanderekó é uma expressão que significa nosso humor, nosso temperamento, nosso jeito de ser. E o nosso jeito de ser por vezes se apresenta de modo instável,  conflituoso perturbado ou perturbador, e isso é natural. Ora nós somos mais água, ora nós somos mais terra, ora nós somos mais fogo, ora nós somos mais ar. E ora nós manifestamos uma desarmonia entre essas partes. Ou seja, ao mesmo tempo em que essas quatro respirações são dons divinos, também são desafios. Por isso conquistar a paz é um esforço contínuo de equilibrar estes dons que formam a nossa natureza pessoal.''

Bom, depois de uma explicação dessa não preciso dizer mais nada!!

1. Acredito na transformação do mundo de forma concreta

Continuo a ter essa qualidade, agora muito mais aflorada e consciente. Tudo que pensava e sentia foi reafirmado e me fez ter mais certeza ainda que estamos no caminho certo! Conhecer tantas pessoas de tantos lugares do mundo durante essa caminhada, com uma vontade enorme de mudar e fazer acontecer não tem como não ter essa certeza de que é possível acreditar nessa transformação que já esta acontecendo.Acredito e faço parte!!

2. Consigo equilibrar sonhos + emoções, vontades e ações

Posso dizer que descobri muito mais dessa qualidade que estava guardada em mim. Acredito que ter chegado até o final deste processo já diz tudo. Tive um sonho, trabalhei minhas emoções, tive muita vontade e fiz acontecer!

3.Posso articular redes sociais e mobilizar pessoas para uma causa

Descobri que tenho esta qualidade, pois se temos um projeto e acreditamos realmente nele e fazemos de coração, pode ter certeza que terão pessoas que vão interessar e apoiar. Tem muita gente que quer fazer e ajudar mas as vezes não sabe muito bem como e quem procurar, então basta é ter a iniciativa, acreditar nela e mobilizar as pessoas para ação.

4. Tenho capacidade de transformar sonhos em realidade

Impossível dizer que não tenho essa qualidade depois de tudo que passei até aqui. Como é bom ACREDITAR no nosso potencial para realizar nosso sonhos. Foram tantas as qualidades que descobri ao longo dessa caminhada. Me sinto muito mais forte e confiante em mim e na força interior que tenho guardada para exteriorizar e tornar meus sonhos realidade. Tenho essa capacidade e acredito que todos tem, basta dizer SIM e descobri-la!

5. Sou uma pessoa criativa

Tenho essa qualidade sim! Na verdade todos já nascemos com essa qualidade, mas ao longo da vida muitas das vezes ela vai sendo escondida por vários motivos e padrões que vamos criando em cima dela. Então é uma questão de querer desperta-la e deixar fluir que ela se desenvolve.

6. Procuro Inovar nas atitudes

Continuo a procurar sempre inovar nas atitudes, e descobri que sou capaz de inovar muito mais, pois hoje acredito muito mais no meu potencial e na minha criatividade!

7. Tenho meus valores, crenças, mas estou aberto para o desconhecido

Tenho essa qualidade e continuo muito aberto para novas experiencias que agregue novos aprendizados dentro dos meu valores pessoais. Um qualidade que considero muito importante para nossa evolução!

8. Procuro me comunicar, mesmo não sabendo falar outras línguas

Tenho sim essa qualidade, a processo me fez comunicar com pessoas de outros países e me fez querer desenvolver melhor as outras línguas que faz algum tempo que não pratico.E muito bom essa troca de experiencia com pessoas de culturas e valores diferentes dos nossos, sempre valorizei muito isso, acho que por isso que amo viajar!!

9. Estou pronto para agir

SIM, estou mais do que pronto para agir! 

10. Quero compartilhar com os outros, o que aprendi

Acho a palavra COMPARTILHAR muito forte e profunda. Somos todos irmãos e estamos aqui juntos para evoluir e  melhorar sempre, e não há maneira melhor do que se ajudar trocando experiências e compartilhando o que tem de melhor para oferecer aos outros, e receber o que o outro tem de melhor! Essa troca é essencial para o ser humano!

GRATIDÃO AO UNIVERSO POR ESSA OPORTUNIDADE E TER DITO SIM!!!!!



Para terminar, deixo esse LINDO ensinamento:


''As 4 Leis da Espiritualidade ensinadas na Índia:

A primeira diz: "A pessoa que vem, é a pessoa certa".
Ninguém entra em nossas vidas por acaso. Todas as pessoas ao nosso redor, interagindo com a gente, têm algo para nos fazer aprender e avançar em cada situação.

A segunda lei diz: "Aconteceu a única coisa que poderia ter acontecido".
Nada, absolutamente nada do que acontece em nossas vidas poderia ter sido de outra forma. Mesmo o menor detalhe. Não há nenhum "se eu tivesse feito tal coisa…"" ou "aconteceu que um outro…". Não. O que aconteceu foi tudo o que poderia ter acontecido, e foi para aprendermos a lição e seguirmos em frente. Todas e cada uma das situações que acontecem em nossas vidas são perfeitas.

A terceira diz: "Toda vez que você iniciar é o momento certo".
Tudo começa na hora certa, nem antes nem depois. Quando estamos prontos para iniciar algo novo em nossas vidas, é que as coisas acontecem.

E a quarta e última afirma: "Quando algo termina, ele termina".
Simplesmente assim. Se algo acabou em nossas vidas é para a nossa evolução. Por isso, é melhor sair, ir em frente e se enriquecer com a experiência. Não é por acaso que estamos lendo este texto agora. Se ele vem à nossa vida hoje, é porque estamos preparados para entender que nenhum floco de neve cai no lugar errado.''

Meu nome é Fernando Campos e assim eu disse SIM!


Nenhum comentário:

Postar um comentário